Site Overlay

Croquetes de frango

Se há uma coisa que todos nós gostamos, são os croquetes de frango, e cada pessoa tem seus favoritos, sejam eles de sua mãe, os de sua avó, os do bar do bairro, etc. Um prato que aproveita essa deliciosa carne que tanto gostamos e que é uma das receitas de frango mais pesquisadas no google.

Croquetes são o aperitivo que podemos preparar várias vezes e de diferentes formas, a fim de experimentar nossos croquetes favoritos novamente. No meu caso, quase posso dizer que cresci com eles, já que minha mãe é uma verdadeira especialista em croquetes. Ao longo dos anos, de muitos que fiz, já peguei o ponto do bechamel, do recheio e a massa.

É uma receita que vai muito bem para o uso dos restos de outros pratos, e hoje é a vez de uma pequena sobra de frango. Se você tem filhos em casa, também é uma tarefa incutir neles um amor pela culinária.

Ao organizar o trabalho em cadeia, seu filho vai gostar muito de amassar e bater. Além disso, os croquetes são uma das comidas favoritas dos pequenos. Eu sei que muitas mães os usam para fazer os pequenos comerem alimentos que nem querem ver na frente deles.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer croquetes de frango, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

croquetes de frango
Croquetes de frango
Fonte: Canva Pro

Receita de croquetes de frango

Ingredientes

  • 250 gramas de frango, cozido ou assado.
  • 1 cebola.
  • 1 colher de sopa de tomilho seco (opcional
  • Azeite e sal para refogar a cebola.
  • 2-3 ovos (para bater).
  • Farinha de trigo
  • Farinha de rosca
  • Óleo de fritar.

Para o molho bechamel caseiro:

  • 1 litro de leite.
  • 80 gramas de farinha.
  • 100 gramas de manteiga.
  • Uma pitada de noz-moscada.

Modo de preparo

Preparação inicial

Corte o frango já cozido ou assado, cortando-o em pedaços muito pequenos ou como preferir. Eu gosto dele pequeno para que ele se integre perfeitamente com o bechamel mais tarde.

Descasque e pique a cebola muito finamente e, em uma frigideira ou panela com um pouco de óleo e sal em fogo médio, escalfe até ficar macia e começar a dourar, levará cerca de 10 minutos.

Nesse momento, adicione o frango junto com as ervas (opcional), mexa tudo por alguns minutos e reserve.

Preparação do bechamel

Em uma panela em fogo baixo, adicione a manteiga.

Quando estiver líquida, remova a panela do fogo e adicione a farinha. Mexa tudo bem rapidamente para que uma pasta homogênea se forme e não haja mais pedaços de farinha.

Em seguida, coloque a panela de volta no fogo, adicione um pouco de leite (meio copo) e continue misturando bem. Quando tudo estiver integrado, adicione o resto do leite e não pare de mexer com algumas hastes, para que ela não grude no fundo. Lembre-se de ter o fogo suave. Um bom TRUQUE é ter o leite previamente aquecido ou pelo menos à temperatura ambiente (nunca frio) para que ele se integre bem e não forme caroços.

Adicione uma pitada de noz-moscada e também um pouco de sal.

Para garantir que você não tenha caroços e seja grosso o suficiente, o truque é precisamente mexê-lo sem parar em fogo baixo por aproximadamente 20-30 minutos (depende da temperatura do seu fogo). Estará pronto quando, ao mexer, forem feitas ranhuras que permitam que você veja claramente o fundo da panela.

Quando estiver quase pronto, adicione a mistura de frango e cebola. Experimente um pouco caso tenha que corrigi-lo com sal.

Remova a panela do fogo, despeje a massa dos croquetes em outro recipiente e deixe esfriar coberto em contato com o filme aderente para evitar crostas. Deixe esfriar primeiro até a temperatura ambiente e, quando não estiver mais quente, coloque na geladeira. Você pode preparar o bechamel durante a noite (é a melhor coisa), ou apenas esperar até que esfrie.

Preparação final

Em seguida, prepare um prato plano com farinha, um prato profundo com os ovos batidos e, finalmente, um prato plano com farinha de rosca.

Passe cada croquete pela farinha, depois pelo ovo e, finalmente, pela farinha de rosca.

Agora você pode moldar os croquetes com suas próprias mãos, desta vez eu dei a eles a forma cilíndrica clássica.

Quando você os tiver todos prontos, deixe-os descansar por 30 minutos a 1 hora para garantir que estejam à temperatura ambiente e, assim, evitar que eles se abram ao fritá-los.

Agora basta fritá-los e você já pode servir.

Croquetes de frango
Fonte: Canva Pro

Dicas para preparar croquetes de frango

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de fazer croquetes de frango:

  • Com as quantidades fornecidas nessa receita, você terá cerca de 15-20 croquetes, dependendo do tamanho que você lhes der.
  • Você pode usar a receita da massa e preparar outros recheios ao seu gosto.
  • Se você dobrar a medida, poderá congelar alguns croquetes de frango (sempre sem fritar). Dessa forma, você os terá disponíveis para qualquer dia. Será suficiente despejá-los diretamente no óleo quente para cozinhá-los.

Gostou de saber mais sobre como preparar croquetes de frango? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!