Site Overlay

Almôndegas

Esta receita caseira e tradicional de almôndegas é um clássico da nossa gastronomia e hoje vou prepará-la sem usar ovo. Isso porque, em muitas casas é cada vez mais comum encontrar pessoas alérgicas a essa comida e elas não precisam parar de desfrutar deste prato.

Para isso, temos um grande aliado, a farinha de trigo, que nos permite substituir este ingrediente. É ideal para massas e doces, mas também podemos usá-lo para fazer tortilhas, bolinhos, massas frescas e muitas outras receitas. Esta farinha não contém vestígios de ovo ou leite, por isso é perfeita para uso em pratos veganos, sem produtos de origem animal.

É uma receita fácil, com ingredientes básicos e que não levará muito tempo na cozinha. Além disso, se você tem filhos em casa, é uma boa opção envolvê-los no preparo das almôndegas e eles certamente vão gostar de preparar as almôndegas.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer almôndegas, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

almôndegas
Almôndegas
Fonte: Canva Pro

Receita para fazer almôndegas

Ingredientes

  • 500 g. de carne moída mista (carne bovina e suína)
  • 100 g. de farinha de trigo
  • 400 g. de tomate natural triturado
  • 400 ml de caldo de legumes ou carne
  • 100 g. de ervilhas
  • 50 g. de migalhas de pão (do dia anterior)
  • 100 ml de leite integral
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • Salsa fresca
  • Azeite virgem extra
  • Sal e pimenta do reino moída na hora (ao gosto)

Modo de preparo

Preparação inicial

Despeje o leite sobre a migalha de pão, para que fique de molho. Reserve, até que o usemos mais tarde para preparar as almôndegas.

Descasque a cebola e corte-a em pequenos cubos. Na caçarola, onde vamos cozinhar as almôndegas, adicione uma pitada de azeite virgem extra. Refogue a cebola em fogo médio. Em seguida, adicione sal a gosto.

Adicione o tomate esmagado e o caldo de legumes ou carne, as ervilhas e mexa. Deixe em fogo médio/baixo, para que o molho seja integrado e fique grosso.

Pique o alho e a salsa fresca, muito bem. Em uma tigela, adicione a carne, o alho picado, a salsa fresca e 2 colheres de sopa de farinha de trigo (em vez de ovo, como a receita tradicional).

Apimente a gosto. Misture tudo, primeiro com um garfo e depois diretamente com as mãos.

Preparação final

Escorra as migalhas de pão e adicione-a à carne. Misture bem de novo. Pegue pedaços de carne e forme as almôndegas. Eu sempre as faço de tamanho médio, para que elas não sejam muito grandes, caso contrário, levaria mais tempo para cozinhá-las. Repita todo o processo com o resto da carne.

Em um prato profundo, coloque o resto da farinha de trigo. Passe as almôndegas lá e bata, removendo o excesso. Em seguida, frite-as em uma frigideira com azeite virgem extra. Para que fiquem dourados, mexa para frente e para trás.

Incorpore as almôndegas na caçarola com o molho. Cubra e cozinhe por cerca de 30 minutos em fogo baixo. O tempo é indicativo, depende do tamanho das suas almôndegas.

Se o molho não os cobrir completamente, vire-as na metade do cozimento, para que sejam feitas igualmente. Experimente o molho e corrija o sal, se necessário.

Desligue o fogo, deixando descansar por cerca de 5 minutos antes de servir na mesa.

Como acompanhamento, desta vez a melhor opção é um arroz branco clássico, que é perfeito para acompanhar este prato com um molho tão delicioso.

Almôndegas
Fonte: Canva Pro

Dicas para preparar almôndegas sem ovos

Para ajudar você a preparar deliciosas almôndegas, eu deixei algumas dicas abaixo que certamente vão ser úteis para você:

  • Para que as almôndegas não sejam gordurosas, é aconselhável drená-las bem depois de fritar. Podemos deixá-las em papel absorvente antes de levá-las para a caçarola com o molho.
  • A carne das almôndegas pode ser variada a gosto: carne bovina, suína, frango ou mistura de qualquer um dos três. Seja qual for a carne escolhida, certifique-se sempre de que ela seja de boa qualidade e contenha um pouco de gordura.
  • As especiarias e condimentos que adicionamos à mistura de almôndegas funcionam muito bem, mas se você gosta de outras ou não tem as que indicamos, você sempre pode ajustá-las às suas necessidades.
  • Quando você prepara as almôndegas, você deixa espaço entre elas, sem deixar se acumular na caçarola. Caso contrário, elas acabarão aderindo uma a outra e perderão sua forma e charme.
  • Uma das vantagens das almôndegas é que elas congelam muito bem, então você sempre pode fazer muitas e as dividir em porções individuais. É ótimo ter vários tupperwares guardados com essa receita para quando não há tempo para cozinhar.

Gostou de saber mais sobre como fazer almôndegas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!