Site Overlay

Churros caseiros

Você quer aprender a preparar churros caseiros? Não há canto do Brasil onde churros tradicionais não sejam feitos. De fato, os churros são sempre bem-vindos, para um café da manhã ou um lanche acompanhado por um bom chocolate quente ou simplesmente um café com leite.

Este doce, delicioso, apetitoso, simples e leve nada mais é do que uma massa à base de farinha, água e sal, frita em óleo abundante e servida polvilhada em açúcar.

A simplicidade de seus ingredientes e processo não reflete a natureza boa e enraizada desta receita. Apesar de ser um elemento comum na gastronomia de todas as comunidades, há muitas diferenças sutis em sua forma ou preparação, dependendo de onde estamos.

Sua forma pode ser reta, em um arco ou em um palito, eles podem ser recheados com ganache de chocolate, creme de pastelaria ou doce de leite ou simplesmente polvilhados com açúcar.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer churros caseiros, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

churros caseiros
Churros caseiros
Fonte: Canva Pro

Receita de churros caseiros

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • Um ovo
  • 1 colher de chá de baunilha
  • Óleo de fritura
  • Açúcar e canela moída

Modo de preparo

Coloque a água junto com a manteiga, a pitada de sal e as duas colheres de sopa de açúcar em uma panela em fogo médio. Mexa e espere ferver.

Quando a água estiver fervendo, adicione a farinha de trigo pouco a pouco e misture rapidamente com uma espátula até obter uma massa uniforme. Você saberá que a mistura está pronta quando descasca completamente das paredes da panela e começa a formar uma bola de massa. Retire do fogo.

Coloque a massa em uma tigela e deixe esfriar por cerca de 5 minutos. Adicione o ovo e a baunilha, você pode usar um misturador elétrico para obter uma massa mais homogênea.

Coloque sua mistura de churro dentro de um saco de massa. O ideal é ter uma máquina especial, mas um saco de pastelaria funciona muito bem ao lado de um bocal estrela.

Coloque um caldeirão cheio de óleo em fogo médio/alto.

Se você quiser que seus churros sejam cobertos com açúcar e canela, tenha um prato profundo com açúcar ou uma mistura de açúcar e canela pronta, já que você terá que cobrir os churros enquanto eles estão quentes para que o açúcar adira melhor.

Quando o óleo estiver muito quente, comece a colocar tiras da mistura de churro diretamente no óleo. Tenha muito cuidado, pois pode espirrar. Recomenda-se cozinhar 3-4 churros de cada vez para manter a temperatura do óleo. Deixe o óleo aquecer novamente antes de repetir.

Depois de eles ficarem dourados, coloque-os em um prato com toalhas de papel para drenar o excesso de gordura e, em seguida, mergulhe-os no prato cheio de açúcar e canela e vire-os para cobri-los completamente. Repita o mesmo processo até terminar com a massa.

Sirva quente para maior prazer!

Churros caseiros
Fonte: Canva Pro

Dicas para fazer deliciosos churros caseiros

Para ajudar você, aqui estão algumas dicas de como preparar churros caseiros:

  • O resultado é um churro crocante e não muito gorduroso. Perfeito para um café da manhã de fim de semana, para um lanche ou em qualquer refeição. Não se esqueça de envolver toda a família, especialmente os pequenos em casa, eles vão adorar com um chocolate quente. Um churro caseiro que não tem nada a ver com os churros oleosos das feiras ou com os terríveis churros de arco, descongelados e fritos em gorduras que é melhor não saber.
  • E se houver sobras, é claro, elas podem ser congeladas, sempre cruas (não fritas). Para fazer isso, os colocamos em uma bandeja, deixando-os separados para que não grudem juntos. Uma vez que a massa esteja dura, elas podem ser armazenadas em sacos. Não é necessário descongelar para fritá-los.
  • Como variante, temos os bastões que são fritos como um fio grande que é então cortado em tiras menores. Melhor do que fritar em pequenas porções diretamente. Outra de suas diferenças é que o fermento geralmente é adicionado à sua massa e é deixado descansar alguns minutos antes de fritar.
  • Sejam eles bastões ou churros, o que lhes é pedido e faz a diferença entre aqueles que são bons e aqueles que não são, é que eles são crocantes, que não são gordurosos e que não têm gosto de farinha crua.

Gostou de saber mais sobre como fazer churros caseiros? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!