Site Overlay

Sopa de cebola

Estamos quase no outono e o inverno aparece ao virar da esquina, o corpo nos pede receitas de colheres: sopas, cremes quentes, purês, ensopados e assim por diante. Por isso, hoje vamos ver sobre a sopa de cebola.

Uma receita requintada, tradicional e básica em qualquer culinária que se preze. Um prato delicioso e simples que pode ser um prato único em um jantar caseiro.

Imagine, em fusão com o sofá, você aquecendo lentamente suas mãos enquanto assiste à sua série ou filme favorito. Não há nada melhor, não é mesmo?

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como preparar essa sopa de cebola, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Receita de sopa de cebola

Ingredientes

  • 6 cebolas grandes e doces
  • 30 ml de azeite virgem extra (2 colheres de sopa)
  • 60 g de manteiga
  • 1 dente de alho
  • 2 litros de caldo de carne
  • 12 fatias de pão baguete
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Sal e pimenta do reino moída na hora (a gosto)
  • 20 ml de conhaque
  • 100 g de queijo ralado
sopa de cebola
Sopa de cebola
Fonte: Canva Pro

Modo de preparo

Preparação inicial

Nesta sopa, devemos usar cebolas doces, vamos encontrá-las no mercado local ou em qualquer supermercado. Você pode usar outro tipo de cebola, mas o sabor não será tão macio e melado.

Descasque e corte as cebolas doces em fatias muito finas. Reservamos em uma tigela.

Escolhemos uma caçarola grande, aquecemos o óleo na parte inferior da caçarola. Acrescentamos a manteiga, que é a verdadeira base desta sopa de cebola.

Quando tiver derretido e misturado com o azeite, introduza a cebola e o alho muito picados. Também adicionamos um pouco de sal e pimenta preta. O efeito salgado ajudará as cebolas a suarem e amolecer mais cedo.

Mexa com uma colher de pau de maneira envolvente até que a cebola fique transparente ou translúcida. De fato, ela não deve assumir nenhuma cor.

Este processo é lento porque queremos ter a cebola macia sem que ela queime. Com calor muito suave, levará cerca de 20-25 minutos. Você pode cobrir a caçarola ou não durante o cozimento, embora, se você a cobrir, a água que a cebola está liberando permanece na caçarola e impede que a cebola fique com a cor correta.

Preparação final

Se não usamos cebola doce neste momento, podemos adicionar uma colher de sopa de açúcar. Embora devamos ter cuidado para que ela não caramelize muito rapidamente para que a cebola não pareça colorida.

Polvilhe a farinha na caçarola e mexa cuidadosamente para misturá-la bem. O efeito da farinha com cebola e especialmente manteiga é essencial para ter um bom resultado na sopa de cebola, isso nos ajudará a ligar e engrossar a sopa. Adicione o conhaque e deixe evaporar por 1-2 minutos.

Introduzimos o caldo, de carne ou o que mais gostamos, por exemplo, frango, peixe ou legumes (dessa forma, você dará seu toque à sopa). Tempere com sal e pimenta, se necessário, e deixe ferver. Deixe por 15-20 minutos em fogo muito baixo.

A sopa tem farinha e, se aumentarmos a temperatura, ela irá para o fundo da caçarola. Vai grudar e a receita pode não dar certo.

Corte o pão em fatias finas e brinde levemente. Espalhe com um pedaço de alho e coloque na superfície da caçarola ou em tigelas individuais com a sopa e a torrada por cima.

Polvilhe com o queijo ralado que mais gostamos. Coloque no forno pré-aquecido a 200o C. Gratinado a 220o C por 5-6 minutos e sirva imediatamente muito quente.

Tenho certeza que a maioria das pessoas irá amar essa deliciosa sopa de cebola.

Sopa de cebola
Fonte: Canva Pro

Recomendações para uma sopa de cebola perfeita

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas simples e fáceis:

  • Fazer esta sopa é muito fácil, embora possa ser um pouco trabalhoso.
  • Uma sopa líquida, mas com um ponto de amido que lhe dá uma textura entre a sopa e o creme, o que dá à sopa de cebola aquele toque único.
  • Uma receita digna de um jantar simples nessas noites frias, quando você só quer estar com seu cobertor no sofá.

Gostou de saber mais sobre como fazer sopa de cebola? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!