Site Overlay

Omelete

Não há muitas receitas tão famosas e úteis quanto a omelete. De fato, apenas alguns minutos e as habilidades culinárias certas são suficientes para desfrutar de um prato muito nutritivo. É a versão rápida e ainda mais fácil da também muito famosa omelete de batata.

Há uma lenda muito interessante sobre a origem da omelete: ela diz que durante o cerco de Cádiz pelo exército de Napoleão, o povo de Cádiz ficou sem batatas e decidiu continuar fazendo sua tortilla sem esse ingrediente, chamando-a de omelete. Infelizmente, não é verdade, já que já no início do século XIX foi publicado um livro de receitas que incluía um prato conhecido como omelete.

De qualquer forma, se você quiser resolver um jantar (ou uma refeição ou até mesmo um café da manhã) em um instante, você só precisa de ovos e alguns minutos.

Fazer uma omelete perfeita tem apenas um segredo: fazer muitas omeletes… Dessa forma, pouco a pouco, pegamos o ponto do fogão, a frigideira e a quantidade de óleo e, a partir daí, tudo ficará perfeito.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer omelete, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

omelete
Omelete
Fonte: Canva Pro

Receita de omelete

Escolhemos um prato profundo para bater os ovos, que é profundo o suficiente para poder incliná-lo um pouco sem espirrar.

Quebre os ovos e coloque-os no prato. Se tivermos dúvidas sobre se eles são frescos, damos um passo intermediário para verificar: enchemos um copo com água e submergimos os ovos um por um, se eles forem para o fundo, eles são perfeitos, caso flutuem, nós os descartamos imediatamente.

Polvilhe uma pitada de sal no prato. Mexa vigorosamente com a ajuda de um garfo até termos uma mistura uniforme, não devemos ver vestígios das claras de ovos.

Coloque uma frigideira em fogo médio-alto e despeje um pouco de azeite virgem extra. Deixe aquecer.

Verificamos se o óleo está quente: pegamos um pouco de ovo batido com a ponta do garfo e o deixamos cair na frigideira, se começar a dourar imediatamente, já temos a temperatura certa.

Despeje os ovos batidos e cubra todo o fundo. Quando o fundo estiver coalhado, dobre a omelete ao meio com a ajuda de uma colher de pau.

Deixamos meio minuto e a viramos, deixando que seja feita mais meio minuto do outro lado. Retire para um prato e sirva imediatamente.

Dicas para fazer uma omelete perfeita

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de preparar uma omelete:

  • A frigideira que usamos é tremendamente importante, você tem que ter certeza de que é antiaderente e que o revestimento está em boas condições ou que a omelete vai grudar em e, certamente, ao tentar virá-la, ela se desmanchar…
  • Além disso, a quantidade de óleo que usamos é fundamental, para que a omelete seja feita de forma uniforme e suculenta, é melhor ser generoso e usar um bom jato que, uma vez que movamos a frigideira, cubra completamente todo o fundo da frigideira.
  • Podemos obter uma omelete mais suculenta ou mais seca brincando com o momento em que a dobramos ao meio. Se gostarmos muito suculento, fazemos isso assim que a parte em contato com a frigideira for coalhada, mesmo que o resto seja desfeito, uma vez fechado, nós a viramos imediatamente, deixamos fazer por mais meio minuto e removemos.
  • Se gostarmos de uma omelete bastante seca, esperaremos até que os ovos tenham coagulado quase completamente antes de dobrá-la. Nesse caso, é importante observar o fogo e abaixá-lo um pouco se virmos que ele começa a brindar demais.
Omelete
Fonte: Canva Pro

Benefícios dos ovos para a saúde

Em uma dieta saudável, os ovos não podem faltar, já que eles têm todos os nutrientes necessários para o corpo.

Tanto a clara de ovo quanto a gema têm proteínas de muito boa qualidade e alto valor biológico. Eles também incluem vitaminas dos grupos A e B.

Finalmente, eles contêm minerais entre os quais se destaca o ferro, cuja origem animal permite fácil absorção.

A gema também é rica em gordura, mas também da melhor qualidade: o teor combinado de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados excede em muito o da gordura saturada e sua contribuição de ácido oleico, ácido linoleico e ômega 3 tem um grande interesse em seus efeitos benéficos sobre a saúde.

Além disso, o ovo é a principal fonte que temos de colina, um composto necessário para diferentes processos metabólicos.

E generosamente nos fornece vitaminas, bem como luteína e zeaxantina, carotenoides com ação antioxidante, aos quais é atribuída a capacidade de prevenir a degeneração macular e a doença coronariana, como acidente vascular cerebral.

Gostou de saber como fazer omelete? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!