Site Overlay

Geleia caseira de amora

Tenho certeza de que, se soubéssemos quanto custa – em tempo e dinheiro – preparar algumas coisas em casa, consumiríamos muito menos alimentos processados. A geleia caseira de amora é um exemplo perfeito: podemos cozinhá-la com frutas silvestres da estação, só precisamos de alguns minutos na cozinha e sujamos não manchamos nada.

Amoras são bagas que aparecem no final do verão e início do outono, elas têm um sabor doce, mas com um toque amargo que as torna únicas.

De fato, sua forma é característica – aquelas bolas que são agrupadas em pequenos cachos – e poucos sabem que, na realidade, quando falamos de amoras, estamos nos referindo a um total de 300 espécies, das quais apenas 9 têm valor gastronômico.

Em suma, as amoras são uma das frutas que contêm mais antioxidantes e também nos fornecem minerais essenciais e vitaminas. Por curiosidade, os marinheiros nórdicos as levaram a bordo de seus navios para evitar o aparecimento de escorbuto entre a tripulação.

Esta receita de geleia caseira de amora aproveita todo o seu sabor (e cor) e combina com um toque de limão para iluminar nossos cafés da manhã combinados com fatias de torradas, iogurte ou qualquer outra sobremesa que possamos imaginar.

Além disso, é muito fácil e divertido de preparar. Você se atreve a pegar amoras e depois fazer uma geleia?

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como preparar geleia caseira de amora, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

geleia caseira de amora
Geleia caseira de amora
Fonte: Canva Pro

Receita de geleia caseira de amora

Ingredientes

  • 350 g. de amoras frescas
  • 150 g. de açúcar
  • 1 limão

Modo de preparo

Preparação inicial

De fato, lavamos as amoras sob a torneira ou em uma tigela com bastante água. Remova os galhos e quaisquer impurezas que elas possam ter.

Em seguida, escorra-as e coloque-as em uma tigela grande. Polvilhe o açúcar sobre elas, distribuindo-o bem com a ajuda de uma colher de pau.

Corte o limão e aperte metade em um copo, coe o suco e adicione-o às amoras e ao açúcar. Mexa muito bem para misturar todos os ingredientes e deixe marinar por cerca de três horas. Também podemos deixá-las a noite toda para que elas liberem ainda mais suco.

Preparação final

Depois desse tempo, colocamos uma panela antiaderente em fogo médio-alto e despejamos as amoras, certificando-se de aproveitar até a última gota de suco e todo o açúcar.

Quando começarem a ferver, mexa bem com a colher de pau ou com uma espátula de silicone por 5 ou 6 minutos. Naquele momento, baixamos o fogo e deixamos cozinhar por mais cerca de 35 minutos. De tempos em tempos, removemos a espuma e mexemos para que as amoras derretam e liberem todo o seu sabor.

Em suma, se gostamos de geleia com sementes, tudo o que você precisa fazer é transferir a mistura para uma jarra de vidro e esperar que esfrie. Se preferir removê-las como um passo intermediário, podemos passar a geleia em uma peneira.

Pronto! Já está pronta!

Geleia caseira de amora
Fonte: Canva Pro

Dicas para preparar uma geleia caseira de amora

De fato, para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de preparar geleia caseira de amora:

  • O custo é relativo, somente se você comprar as amoras. Se você optar por amoras silvestres, logicamente o custo se refere ao preço do açúcar e do limão, o que é mais barato. A receita é para uma panela grande, em casa seria para 2 pessoas. Se você pegar muitas e dobrar quantidades, pode preparar geleia enlatada para consumir durante todo o ano.
  • Para embalar a geleia, usaremos frascos de vidro que reciclamos. Nós os esterilizamos imergindo-os em água fervente por meia hora, juntamente com a tampa.
  • A duração da preparação deste engarrafamento é de 45 minutos (e um mínimo de 3 horas de maceração), é um pequeno detalhe para você planejar quando se trata de sua preparação.
  • As quantidades de referência desta receita dão para fazer um pote de geleia de cerca de 250 g., se quisermos mais, só temos que multiplicá-los: para dois frascos, 700 g. de amoras, 300 g. de açúcar e o suco de um limão inteiro, e assim por diante.
  • É claro que podemos preparar a geleia com amoras frescas do supermercado, mas o resultado é muito melhor se elas forem selvagens – se as pegarmos direto do pé – nesse caso, certamente teremos que usar uma quantidade um pouco maior, já que algumas não serão utilizáveis, mas em troca teremos um sabor muito mais intenso.

Gostou de saber mais sobre como preparar geleia caseira de amora? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!